quinta-feira, 1 de março de 2012

Dica importante para se trabalhar com pastel seco



Calma pessoal, aqui não virou revenda de protutos de beleza kkk. Devido a alguns emails que tenho recebedi com dúvidas dos meus trabalhos em pastel seco, venho lhes passar mais uma dica que talvez tenha passado desapercebido por mim, que é a da utilização do fixador para este tipo de trabalho.
O que parece ser uma dica descartável para quem já tem uma certa experiência com a técnica, para muitos possa ser de extrema utilidade. Entre uma etapa e outra a aplicação do fixador não só proteje o trabalho como também permite que vc possa trabalhar em cima de novos blocos suavizando ou até mesmo aplicando novos tons de que achar necessário, no pastel em determinado momento vc não consegue mais trabalhar em cima do que já foi aplicado, removendo até o que já foi feito, aplicação do fixador impede que isso aconteça.

Como utilizar fixador de forma correta sem que o mesmo danifique seu trabalho em pastel.

1º: na foto a cima, temos dois fixadores, ACRILEX facilmente encontrado em casas de materias artísticos e o fixador para cabelos KARINA (extra forte), isto mesmo, fixador de cabelo kkk, é o fixador mais indicado para trabalhos pastel seco em canson, adquiri o primeiro e não o utilizo mais por uma série de experiências negativas, o fixador cabelos KARINA (extra forte) é mais indicado ok.

2º: aplicação deverá ser aproximadamente de 30cm ou mais do trabalho, com um leve jato, aguardando alguns minutos, vc terá uma pequena película que possibilitará vc trabalhar em cima novamente ok.

ATENÇÃO: O excesso de fixador poderá também danificar seu trabalho, a quantidade ideal é relativa, pois depende muito do trabalho que esta´sendo feito, para meus trabalhos em A3 utilizo de três a quadro aplicações, depois é só emoldurar.

Espero ter ajudado com mais essa dica, peço que a todos que tenham dúvidas em relação aos resultados conseguidos em meus trabalhos, que as postem aqui nos COMENTÁRIOS, pois as recebo todas em meu email e responderei com enorme prazer, continuem acompanhando que venho com mais novidades.
Abraço a todos.

14 comentários:

Luiz Alexandre disse...

Muito obrigado Ronaldo, vou testar sua dica hoje! eu tenho o fixador acrilex mas tenho medo de usar por que uma vez estraguei uma pintura com ele, acho que aplicando varias camadas o resultado do meu trabalho ficará mais denso com certeza. eu sempre fazia meus desenhos a pastel apenas usando papel toalha pra e o dedo pra esfumar e o resultado não tem ficado suave ou denso com traços marcantes como o seu eu tb não uso o spray vou fazer alguma coisa este fim de semana e posto pra você ver, obrigado mais uma vez.

Luiz Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo Nascimento Studio disse...

Ok Luiz, lembre-se de utilizar fixador Karina (extra forte), facilmente encontrado em lojas de cosméticos, aguardo suas novas postagens, abraço

Luciano Carvalho disse...

Caro Ronaldo,

Gostei muito dos seus trabalhos!
Desenho desde menino, fiz meus cursos no senac a muitos anos. Ha algum tempo que não desenho, comecei tb a pintar a óleo tem uns 7 anos, mas não fiz muita coisa, pois não tenho um lugar próprio para pintar ou desenhar! Então isso me desanima um pouco e acabo raramente desenhando. Fico mais empolgado em buscar informações sobre arte do que desenhar. Mas estou querendo voltar a praticar!

Estou começando no pastel!
Não sei se vc conhece, mas tenho um artista em especial que adoro, e por causa dele quis voltar a desenhar e começar no pastel.

O nome dele é Les Darlow. Faz paisagens magníficas em pastel.

Procure no youtube!
Na verdade ele tem apenas algumas obras postadas. Mas já dá pra ter uma idéia do que estoou falando.

Vc usa apenas Mi-Teintes?
Nunca tentou usar outros?

O problema é que eu queria tentar reproduzir uma paisagem igual a dele, e não sei muito bem qual canson ele usa, pois sei que é canson, pois ele mesmo fala no youtube. Mas canson existe vários tipos. Ele mesmo fala que dependendo do desenho, ele desenha no verso do papel.

Gostaria que desse uma olhada e me falasse o que acha!

Abração!

Luciano Carvalho

Ronaldo Nascimento Studio disse...

Blz luciano, primeiramente fico feliz que tenha gostado dos meus trabalhos.



Esse blog nasceu com está finalidade, a troca de experiências, sendo de grande contribuição sua postagem.



Les Darlow é realmente um grande artista, em relação ao material utilizado já não poderei lhe ajudar, já tentou um email ao próprio artista, o que as vezes parece fora do nosso alcance a própria internet procura encurtar isso, até hoje só utilizei o Mi-Teintes mais já estou passando para novas experiências.


Em relação a falta de motivação para desenho, também já sofri disto, por isso sempre procuro está antenado com um bom livro, filme ou até mesmo videos do youtube. Não deixe que isso acabe atrapalhando seu desenvolvimento, o fato de não ter um local apropriado para o desenho talvez seja o principal motivo disto.


Já deu uma olhada nas mesas que comercializo sob encomenda? O fato de serem portáteis ajuda muito na hora de desenhar sendo de fácil adaptação para qualquer ambiente, elas nasceram da mesma necessidade minha para desenhar, a falta de um lugar apropriado desmotiva qualquer um.



Mantenha acesa essa sua vontade para desenho, aguardarei ancioso seus trabalhos em pastel, para qualquer outra dúvida que puder ajudar estareia a disposição.


Grande abraço Luciano.

Luciano Carvalho disse...

Olá Ronaldo,

Obrigado por responder!

Então! Em relação ao Les Darlow, já tentei entrar em contato por facebook, pelos comentários no youtube e até mesmo por um email que achei na net, mas até agora nada.

Mas vou ver se faço algo.

Vc já tentou trabalhar em pastel na parte de menos textura do mi-teintes? Sabe se ele pega legal?
Os trabalhos dele, parece que a textura do papel é leve, pois o efeito no papel fica bem lisinho. Não aparece a textura do papel. Sei que tem que ter pelo menos uma pequena textura para o pastel se prender!

Então queria saber sobre pastel no lado menos texturizado no mi-teintes.

Conheço a maioria das marcas de pastel! Inclusive onde importar os que não existem aqui. Pelo menos acho que não tem. Os da Unison considerados os melhores, nunca achei nem no RJ e nem em SP.

Então estou comprando avulso os Rembrandt. Mas são caros demais aqui. R$9,50 cada.

O que mais tenho é da Toison D'or.
Acha que dá pra fazer um trabalho legal com eles?

Espero não estar te enchendo com isso!

Depois se puder te mostro algumas coisas antigas que já fiz!

Abração

Obrigado!

Obrigado!

Luciano Carvalho disse...

Tb estou comprando os da Faber Castell Polychromos, que são mais duros um pouco.

Ronaldo Nascimento Studio disse...

Blz Luciano

Gosto de trabalhar com uma mairos textura e com blocos rápidos deixabdo as imperfeições a mostra mesmo, veja este video que tenho veja o material que ele utiliza, acredito que é + ou - o que está procurando.

http://www.youtube.com/watch?v=pDLeIzypljY

Particularmente gosto da superficie aspera pois consigo resultado mais rápido, giz sempre Conte pois gosto muito da dureza dele, algumas marcas que vc mencionou nunca tive nenhuma experiencia mais posso utiliza-los em trabalhos futuros.

Custo destes pasteis são realmente um absurdo, quando caem então é de partir o coração kkk.

Espero ter ajudado, abraço

Marco disse...

Olá. Gostei das suas dicas com o fixador. Quero te perguntar mais algumas coisa. A ultima vez que usei fixador em desenhos feitos com pastel sexo percebi que o spray deixava o desenho com varias bolinhas pequenas, imperceptíveis de longe, mas de perto aparecem, como se fossem bolhas mais densas. Será que é possivel evitar isso? O laquê para cabelo é melhor que o fixador nesse quesito?
Outras coisa, usar fixador altera as cores do pastel? Quanto mais vezes passar, mais ele vai perder as cores?
Obrigado!

Ronaldo Nascimento Studio disse...

Olá Marco, fico feliz pela sua participação no blog, em relação a sua dúvida experimente distancia-lo um pouco mas do trabalho, esse excesso pode ser devido a proximidade na hora da aplicação e sim laque de cabelo além de melhor não causa dano a sua saúde ao inalar o produto ok.

Anônimo disse...

Ei joia gostei da ideia to com alguns trabalhos em pastel q se apagaram um pouco e estava procurando sobre os produtos pata evitar isso. Quais as experiências ruins q UE você teve com o fixador? Oque não se deve fazer ao aplicar? E o splay de cabelo e durável?? Você tem instagram kkkk??

Ronaldo Nascimento Studio disse...

Olá Marco !

Primeiramente desculpe pela demora do retorno, estou envolvido em outros projetos que estão me consumindo todo tempo, bem vamos a sua dúvida.
Pelo que entendi sua dúvida seria em relação ao fixador ok, o que tenho pra lhe passar é que com KARINA ( FIXADOR PRA CABELO ) consegui um melhor resultado para esses tipos de trabalhos.
Ideal seria aplicação com uma distância de 30 a 40cm do papel para que vc não o encharque ok, como vc mesmo sabe, trabalhar com pastel depois de um certo tempo para conseguir certas tonalidades ao aplicar vc mais tira do que coloca pigmento no papel, nesta hora vc pode aderir ao fixador e aguarde uns 3 minutos para voltar a trabalhar em cima novamente ok, sem contar que KARINA é muito menos nocivo a saúde que os demais do mercado, procure inalar o menos possível na hora da aplicação ok.
Bom espero ter ajudado, e me envie seus trabalhos para que possamos nos ajudar em prol da arte.

Sem mais atenciosamente
Ronaldo Nascimento

Unknown disse...

Faço as pinturas com lápis pastel no tecido porque gosto de pintar carinhas de bonecas na verdade usava tinta para tecido e faz pouco tempo que comecei a usar lápis pastel e amei a experiência você poderia me responder é se esse fixador Karina serve para tecido E no caso positivo se Seria o Mesmo processo

DaGioranelli disse...

olá eu também pinto a carinha das minhas bonecas com lápis pastel . nunca usei o laquê “ karina” , mas eu uso laquê de cabelo e até agora eu acho bom ( não tive problemas nem com o tecido nem com os lápis)