sexta-feira, 2 de março de 2012

Literatura mais que recomendada.



Por indicação de um amigo (também artista), tomei conhecimento desta fantástica literatura, que traz para os ocidentais um pouco da cultura e costumes orientais.Um livro que através da clareza de estilo ajuda a leva-nos a aprender a importância do relaxamento, da tolerância, do constante treino para nosso desenvolvimento interior, atributos também essenciais ao artista que pretende conseguir resultados fantásticos com suas obras.

´´Demonstrar, exemplificar, penetrar o espírito e reproduzi-lo, tais são as estapas tradicionais da didática japonesa.``

´´Um pintor que trabalha com tinta nanquim senta diante dos seus alunos. Examina os pincéis e arruma-os pausadamente. À sua frente, sobre uma esteira, está estendida uma longa e estreita tira de papel. Finalmente, depois de haver permanecido durante longos momentos em profunda concentração, cria, com traços rápidos e precisos, uma imagem que, não necessitando de nenhuma correção, serve de modelo aos seus alunos.``


Está última passagem exemplifica de maneira clara como que sem relaxamento decisivo, equilíbrio de todas suas energias e concentração, nenhuma obra se realiza.

Sabemos que sem motivação constante estamos sujeitos a escravidão da rotina de que muitos vezes fui vítima, este livro de apenas 91 páginas não apenas nos mostra a técnica do arco e flecha, mas ensinamentos para toda uma vida. Espero que também possa ajuda-lo a se manter sempre no foco de suas realizações, sejam elas quais forem.

Grande abraço a todos.

Nenhum comentário: