sábado, 22 de maio de 2010

Dica de referências




Olá pessoal, sei que estou no débito com as postagens, para não deixa-los sem atualização, vai mais um passo a passo com dica de criação.
Aqui está uma referência de anatomia que pretendo transforma-la numa gueixa. Como todo desenhista em início carreira, nossa maior dificuldade é criação, um recurso que utilizo bastante e é bastante utilizado pelos quadrinista para criação dos seus personagens, são referências de livros e revistas. Na primeira postagem mostro como o artista Greg Land cria alguns de seus personagens. Para treinar ou até mesmo criar personagens, utilize todo tipo de imagem disponível de, revistas, fotos, jornais, etc. Isso irá ajuda-lo bastante, fica aqui mais uma dica de criação, logo posto desenho finalizado, abraço a todos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Novas dicas !!!!



Olá pessoal!

Depois de algumas semanas empenhadas em muito estudo, como o prometido, aqui estou novamente trazendo dicas para novos trabalhos. Para iniciarmos uma séries de trabalhos em óleo e acrílico, venho trazer uma dica interressante para facilitar ainda mais nossos estudos.
Como serão trabalhos rápidos, recomendo a utilização de papel duplex, já que se torna mais econômico e prático, até mesmo na hora de descartá-los. Nesta postagem explico como preparar essa etapa, que de fato, é muito simples.

Materiais: papel duplex, manta acrílica e uma trincha larga ou se preferir uma base lisa, uma espátula de borracha (como está na imagem).

Aplique a manta acrílica sobre o papel duplex e espere secar, depois aplique mais uma de mão e está pronto o processo, viu como é simples!
Com esses estudos mostrarei o caminho que estou trilhando para realizar alguns trabalhos em acrílico e óleo.
Abraço a todos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Parabéns, 15 de abril, dia Mundial do Desenhista



´´Se viver é sentir, é desenhando que me sinto vivo``

Data escolhida por ser o dia em que o mestre italiano Leonardo da Vinci (em 1452) nasceu. Porém, essa manifestação estética já se expressava desde a pré-história. Eles acreditavam que as imagens desenhadas nas cavernas e nas pedras possuíam almas próprias, podendo por muitas vezes criar vidas...O desenho estava mais ligado a um ritual místico do que a um meio de expressão.Não tendo mais um conceito místico com o passar dos tempos o desenho se torna um instrumento de disciplina e mais tarde no Renascimento inicia-se uma preocupação com perspectivas.
Hoje no Brasil há uma média de 78 mil desenhistas em atividade em diversas áreas.Retratistas fiéis da realidade, autores de desenhos abstratos ou de projetos funcionais. Não importa a especialidade, hoje o mundo homenageia esses profissionais que encantam com os seus traços, parabéns a todos.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobreposição de massas

Aqui estou novamente para passar um pouco do caminho que estou traçando para poder enxergar desenho com outras formas, confesso que não está sendo nada fácil, mais também acredito que não devemos nos prender a uma única técnica e devemos explorar novos horizontes. Pesquisando e analisando outras técnicas pude constatar que podemos representar, dentro do sistema pictório, as formas sem a utilização de traços lineares ( contornos ), e sim com sobreposição de massas que veremos nas postagens abaixo. Sei que tudo parece meio complicado no começo, mais como já dizia• Edouard Lanteri: "A excelência e a realização inspirada só ocorrerão por artistas que dominam as habilidades do ofício."
Abaixo a imagem demostra exatamente o que acredito sobre essa técnica, notem que a expresividade de um trabalho pode ser conseguida através da composição correta das massas sem nos prender atráves das linhas que na realidade não existem.
Sei que todo esse conceito se torna na teoria enfadonho, mais essencial para a prática futura.
Notem no video de SCOTT BURDICK, quanto expressivo pode se torna um desses trabalhos.



Minhas influências

Apesar de já ter mencionado minhas influências artísticas dos já consagrados pintores do século XVII e XIX, nesta postagem irei passar algumas influências de artistas contemporâneos norte- americanos da atualidade. Necessitamos não ficar presos somente ao passado e buscar dentro do presente influências artísticas com embasamento técnico para nos motivarmos a continuar a jornada, algumas das minhas influências atuais são: EVERETT RAYMOND KINSTLER , DANIEL GREENE e DAVID LEFFEL. Notem que seus trabalhos são resolvidos sem esboço linear (contornos) e sim com a sobreposição de massas. No vídeo de LEFFEL, fica claro está técnica.
E estudo obrigatório para aqueles que buscam a excelência em seus trabalhos.



quinta-feira, 1 de abril de 2010

1º Ano R.N. Studio



Neste 1 ano de dedicação a arte, espero ter conseguido no que seja na orientação ou até mesmo no fornecimento das minhas mesas de desenho a facilitar aqueles que buscavam alguma orientação ou até mesmo motivação para a prática do desenho.
Gostaria de agradecer a todos meus seguidores e visitantes, que por está página passaram, dedicando um pouco de sua atenção e opinando referente ao trabalho que realizo.
Gostaria de agradecer a todos que direta ou indiretamente fizeram ou fazem parte desta realização.
Que 2010 seja de muito trabalho, um grande abraço a todos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cursos e Oficinas gratuitas !!!



Olá pessoal!

Estou aqui novamente com aquelas dicas bacanas aos amantes da arte.

O site http://catracalivre.folha.uol.com.br/ , oferece informações diárias sobre cursos e oficinas dos mais variáveis seguimentos.
Para os interressados o site disponibiliza de dias e horários de todas suas programações, acessem que vale a pena, aliás todo tipo de aprendizado é válido.

A outra dica fica por parte das emissoras Cultura e Futura , que estão com execelentes programações artisticas na madrugada, para aqueles que gostam de documentários artísticos, fiquem ligados na programações destas emissoras, alguns programas são realmentes execelentes.

Fiquem ligados no blog, aqui vcs só tem a ganhar, abraço a todos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

BURTON SILVERMAN




Acompanhem um dos maiores pintores realista da atualidade http://www.burtonsilverman.com/
É realmente inspirador velo desenhando ou pintando.
Para quem estava procurando inspiração, para pegar seu lápis e rabiscar, divirtam-se.
Abraço a todos.

sábado, 13 de março de 2010

REFLEXÃO !!!



Aqui deixo mais uma dica, desenhem sempre, principalmente quando encontrarem algum tempo livre, já que vivemos quase sem tempo pra nada, é a única forma de se auto conhecerem.
Gosto de usar um exemplo simples, é como andar de bicicleta, se vcs ficarem um tempo sem andar, não irão esquecer, mais demorará um pouco para conseguir a mesma desenvoltura de antes, tão pouco fazer aquelas manobras incríveis de alguns tempos atrás.
Porque isso acontece?
Passamos por um processo simples de assimilição e conclusão, acredito que aquele ditado se encaixa bem aqui, a prática leva a perfeição , então pratiquem.
Muitos me falam, como vc tem facilidade para desenhar, bla bla bla que bla bla bla, mau eles sabem desde quando desenho, o que já passei para chegar até aqui, o que faço nos meus tempos livres.
Acredito que dom para determinada coisa seja, a vontade que cada um tem dentro de si em ter exito naquilo que faz, quando vc está empenhado de corpo e alma a fazer melhor naquilo que escolheu fazer, não tem obstáculo que o pare, que alguns tem mais facilidade que outros, pode ser, mais dom, não pratique que quero ver o que seu dom fará por vc.
Muitos desanimam antes mesmo de começarem, não seja um desses, já vivemos numa sociedade que nos denigre a cada dia, nos fazendo acreditar que não somos tão bons assim, que nascemos para ser espectadores, não o artista principal das nossas vidas, então faça a sua parte e um pouco mais.
Espero também aprender um pouco com vcs, postem aqui outras formas de enxergar o desenho, vamos fazer deste blog uma ótima ferramenta de troca de experiências, temos que aproveitar mais essa ferramenta que temos nas mãos, não seja apenas um expectador, participe.
Valeu pessoal, um ótimo final de semana.

Treinando gestuais


Olá pessoal !

Com algum tempo livre, resolvi postar alguns estudos de gestuais.
Estou fazendo para iniciação de um novo curso de desenho, já passei um pouco deste curso em postagens anteriores, espero estar no caminho correto, abraço.

quinta-feira, 11 de março de 2010

AVATAR



Lápis aquarela sob canson, 21X29,7cm

Definições !!!



Antes de falar das estapas, vou lhes contar como surgiu essa idéia de desenho.

Olhando meus guardados encontrei este canson com essa cor gritante, que pouco ajuda para a escolha de uma imagem, não sei onde estava com a cabeça quando resolvi comprar justo essa cor de papel, ( na hora da escolha da cor do papel, procure sempre cores escuras e neutras, pois acredito serem melhores para trabalhar com sombra e luz, tornando trabalhos mais expressivos, fica ai mais uma dica ) .
Esse canson me deu um trabalho para a escolha da imagem que nele iria reproduzir, aproveitando a deixa do filme AVATAR, procurando na net, encontrei essa imagem do filme, que não me agradou muito por dois motivos:
1º motivo: como não assisti ao filme (pois não gosto de filmes nesse gênero), não gostei nem me indentifiquei com a imagem, como desenho é pura inspiração, você precisa estar envolvido com a imagem, para tentar reproduzi-la da melhor forma possível, ai fica mais uma dica.
2º motivo: depois de fazer todas as marcações me dei conta que havia utilizado o lado errado do papel, quando uma coisa começa errado, termina da mesma forma.

Bom voltando as explicações, notem que na cena a anatomia maior é elemento principal, procurei defini-la melhor como pedia a própria imagem, já os outros personagens de fundo como segundo plano, não procurei tanto realismo assim, mais mesmo assim não perderam a expressão.
No desenho vc consegue,( utilizando esse recurso ), direcionar pra onde vc quer que as pessoas olhem primeiro, grandes artistas utilizam deste recurso com efeitos de luz e sombra, personagens, etc.
Espero que vcs não cometam o mesmo erro que cometi na escolha da cor do papel e do lado certo da utilização do mesmo kkk, valeu pessoal até mais

Volumes !!!



Está sequência vem mostrar um pouquinho de qual caminho sigo para conseguir volume nos meus trabalhos, com lápis aquarela.
Sempre do claro para o escuro, venho com uma base branca ( pontos de luz ) para depois colorir de acordo com que a imagem pede.
Notem que ao colorir procuro seguir o sentido do traço, pois isso auxilia na hora do volume .
Aprendi até hoje que desenho era puro traço, mais adquirindo outros conhecimentos descobri que não é a única forma de enxergar o desenho, e essa outra forma, estarei aprendendo nesse novo curso que iniciarei em breve, e estarei trazendo aqui para vcs.

Etapas !!!



Vamos a mais um desenho.

Bom pessoal, esse trabalho vai ser interressante, pois vem com uma série de dicas que acredito ser importante pra vcs, vamos lá.

Etapa 1 : nessa etapa volto a falar sobre a importância do prolongador, não só para utilização total do lápis ( como já expliquei em postagens anteriores ) mais também para marcação das linhas , que são importantes para uma boa reprodução da imagem escolhida.
Etapa 2: começamos com uma linha central sempre, esta linha lhe dirá onde vc irá colocar o desenho no papel, já não aconteceu de iniciar um desenho e ele sair pra fora do papel, então essa linha auxiliará para isso não acontecer.
Etapa 3,4 : notem que essas linhas que serviram de base, eu não utilizo régua, pois a régua vicia e impede do artista estar treinando sua precisão também, muito importante para execução de trabalhos maiores, elas iram sair tortinhas mesmo, mais procure o máximo de precisão, ajudará muito na hora de dimensionar o desenho, já falei isso aqui antes, se desenhar não beba, se beber não desenhe, kkk valeu

Lado correta do Canson Mi-teintes



Blz pessoal, to eu aqui novamente.

Devido a uma série de email que recebo com perguntas sobre qual papel utilizo para meus trabalhos com lápis aquarela, resolvi postar aqui uma dica importante sobre a utilização correta dele.
Algumas pessoas não sabem, mais ele tem um lado correto para se trabalhar.
Na imagem acima fica mais fácil observar isso, os dois lados absorvem bem a pigmentação do lápis, mais o grande problema está no preenchimento.
Um lado dele é muito poroso deixando assim o preenchimento mais difícil, prejudicando resultado do trabalho.
O desenho acima é exemplo claro de como não utilizar este lado, notem que preenchimento ficou realmente difícil comprometendo o resultado.
Fica ai minha dica do dia, até próxima postagem, valeu.